Covid-19: homens são os principais transmissores do vírus, aponta estudo | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Covid-19: homens são os principais transmissores do vírus, aponta estudo

Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz
Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz
Covid-19: homens são os principais transmissores do vírus, aponta estudo

Um estudo feito pelo CEGH-CEL (Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco) apontou que os homens são mais primeiramente infectados e, consequentemente, podem ser os principais transmissores do vírus causador covid-19.

+ Amazon lança novos Echo Show 8 e Echo Show 5 no Brasil
+ Samsung revela smartphone Galaxy M32 5G na Índia
+ Ford trabalha em projeto de motor para transformar qualquer carro em elétrico

Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares. Entre julho de 2020 e julho deste ano, foi feito um levantamento epidemiológico com 1.744 casais adultos que ainda não haviam sido vacinados, em que pelo menos um dos cônjuges foi infectado, diagnosticado e apresentou sintomas da doença.

Os casais foram distribuídos em grupos concordantes – em que ambos os parceiros foram infectados – ou discordantes – em que um dos cônjuges permaneceu assintomático, apesar do contato próximo com o infectado.

A combinação dos dados coletados mostrou que os homens foram os primeiros ou únicos infectados na maioria dos casos, tanto entre os casais concordantes como nos discordantes.

“Essa constatação corrobora e está em consonância com descobertas feitas em estudos recentes que realizamos, que já indicavam que homens podem transmitir mais o novo coronavírus”, afirmou à Agência Fapesp Mayana Zatz, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e coordenadora do CEGH-CEL.




  • arrow