CoronaVac: dose de reforço aumenta mais de 12 vezes o nível de anticorpos | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

CoronaVac: dose de reforço aumenta mais de 12 vezes o nível de anticorpos

vacinacao_contra_covid-19_sao_paulo_rovsa_abr_19012101079
vacinacao_contra_covid-19_sao_paulo_rovsa_abr_19012101079
CoronaVac: dose de reforço aumenta mais de 12 vezes o nível de anticorpos

Um estudo realizado por pesquisadores chilenos, americanos e chineses constatou que a dose de reforço da CoronaVac aumenta em mais de 12 vezes o nível de anticorpos de quem tomou as duas doses do imunizante há pelo menos cinco meses.

+ Black Friday 2021: Epic Games Store oferece até 75% de desconto em jogos
+ Deezer lança novo app para Samsung Smart TV
+ Apple processa criadora do software espião Pegasus

Os resultados do estudo “A booster dose of an inactivated vaccine increases neutralizing antibodies and T cell responses against SARS-CoV-2” foram publicados na última quarta-feira (17) na plataforma de preprints medRxiv.

O estudo foi realizado com 129 voluntários que receberam a primeira dose da CoronaVac de janeiro a março de 2021, e a segunda com um intervalo de 28 dias. Decorridos cinco meses, os voluntários tomaram a dose de reforço. A capacidade de neutralização de anticorpos foi avaliada em 77 voluntários.

Em adultos entre 18 e 59 anos de idade, a capacidade de neutralização dos anticorpos circulantes atingiu seu máximo quatro semanas após a dose de reforço, aumentando mais de 18 vezes em comparação com os níveis registrados cinco meses após a segunda dose, e mais de quatro vezes em comparação com os níveis registrados duas semanas após a segunda dose.

A soropositividade nesse grupo chegou a 100% quatro semanas após a segunda dose. Em um esquema normal de imunização de duas doses com intervalo de 28 dias, o pico na capacidade de neutralização dos anticorpos é atingido duas semanas após a segunda dose.

Entre maiores de 60 anos, que correspondiam a 53,2% dos voluntários, os pesquisadores observaram que após a dose de reforço houve um aumento de mais de nove vezes na capacidade neutralizante em relação à resposta observada cinco meses após a segunda dose.

 




  • arrow