Como localizar câmeras espiãs em um quarto de hotel ou Airbnb | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Como localizar câmeras espiãs em um quarto de hotel ou Airbnb

Como localizar câmeras espiãs em um quarto de hotel ou Airbnb
Como localizar câmeras espiãs em um quarto de hotel ou Airbnb
Como localizar câmeras espiãs em um quarto de hotel ou Airbnb

Pode parecer coisa de filme de espionagem. Mas apesar de ilegal, a existência de câmeras de espionagem em locais como quartos de hotel e casas de aplicativos de hospedagem, como Airbnb, é real e representa um risco para a privacidade do usuário.

+ Mega da Virada: veja como apostar sem cair de casa
+ Marinha dos EUA completa 1º teste do VANT MQ-25 em porta-aviões
+ Como ativar recursos de acessibilidade no Windows 11, Microsoft 365 e Teams

A boa notícia é que é possível localizar alguns desses equipamentos espiões usando apenas um smartphone. É o que explica a empresa de segurança digital Kaspersky.

O método pode até não ser tão preciso quanto os equipamentos projetados para tal e funciona apenas para as câmeras que emitem radiação infravermelha. Mas, por outro lado, não exige treinamento especial.

Apague as luzes e feche as cortinas (a sala deve estar escura), ligue a lanterna e a câmera do telefone e aponte-as onde você acha que um dispositivo escondido pode estar à espreita.

Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho ou um ponto pulsante na tela do smartphone. Lembre-se de que a câmera principal do seu smartphone pode não funcionar, porque provavelmente tem um filtro de luz infravermelho, então a câmera frontal é uma aposta melhor.

Você pode testar em um controle remoto de TV para descobrir se seu smartphone é suficiente para o trabalho.

Existem também aplicativos móveis para localizar câmeras espiãs e outros dispositivos ocultos se enquadram em duas categorias. O primeiro grupo, que inclui o Glint Finder, encontra dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima.

Os aplicativos do segundo grupo são projetados para pesquisar dispositivos espiões sem fio. Para que funcionem, você precisa se conectar ao Wi-Fi local. Mas esse método é inadequado para uso em quartos de hotel.

O que fazer em caso de problema?

Se você encontrar algo que se pareça com uma câmera ou outro dispositivo de rastreamento, tire uma foto e faça uma pesquisa por imagens para descobrir o que pode ser. Pode ser que não seja nada demais.

Mas se seus temores forem confirmados, você deve entrar em contato com a polícia, a administração do hotel ou o serviço de reserva que você utilizou.




  • arrow