"Cidade do futuro" do Google terá prédios de madeira | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

“Cidade do futuro” do Google terá prédios de madeira



A Alphabet, empresa que controla o Google, revelou ontem mais detalhes da “cidade do futuro” que a companhia pretende construir nos arredores de Toronto (Canadá). O projeto será gerenciado pela Sidewalk Labs, subsidiária da Alphabet voltada para cidades inteligentes. Entre as ideias que fazem parte do projeto, detalhado em um gigantesco documento de 1,5 mil páginas, estão:

– Construção de dez prédios de uso híbrido (residencial e comercial). Todos eles devem construídos com madeira, usando a técnica conhecida como “mass timber”. Essa técnica inovadora permite que prédios inteiros sejam construídos primordialmente com troncos de madeira (incluindo as fundações) e pouquíssimo uso de metal ou concreto.

– Ruas planejadas para favorecer bicicletas e pedestres, em vez de carros.

– Instalação de Wi-Fi por toda a região, e também de sensores para analisar “dados urbanos”, como fluxos de trânsito

– Construção de uma nova sede do Google no Canadá

O megaprojeto deve custar cerca de US$ 4 bilhões e, segundo uma consultoria externa, pode gerar 44 mil empregos. O projeto envolve duas regiões da cidade de Toronto e abrigaria por volta de 7 mil moradores. Caso aprovado pela cidade, a construção começaria em 2021.

Desde o anúncio do projeto, a Sidewalk Labs tem sido alvo de críticas de grupos moradores de Toronto. Entre as preocupações deste grupo estão as possíveis isenções de impostos e outros benefícios que a cidade teria que conceder para abrigar o projeto. Outra preocupação, é claro, é com a privacidade das pessoas que morarem em uma área completamente coberta por câmeras e internet e controlada por um grupo que ganha dinheiro a partir de dados de seus usuários.

Veja algumas imagens de como pode ficar a “cidade do futuro”

 

  • arrow