China lança missão espacial para a Lua | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

China lança missão espacial para a Lua

China lança missão espacial para a Lua
China lança missão espacial para a Lua
China lança missão espacial para a Lua

A China lançou nesta segunda-feira (23), às 17h30 (horário de Brasília), do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, um foguete Longa Marcha 5 transportando a sonda Chang’e-5, que irá recolher amostras de rochas da Lua e retornar para a Terra. Caso tenha sucesso, a China será o terceiro país (depois dos Estados Unidos e da então União Soviética) a realizar uma missão deste tipo.

+Japão aposenta últimos F-4 Phantom II depois de 48 anos de serviço
+Avião elétrico da Embraer vai decolar em 2021
+Vacina da AstraZeneca pode ser 90% eficaz contra covid, mostra teste

A Chang’e-5 é composta por quatro componentes. Assim que atingir a órbita lunar, a sonda irá se separar em duas partes. Uma metade vai realizar um pouso na superfície do satélite e coletar amostras usando uma broca e um braço mecânico. Feita a coleta, esse módulo irá decolar e se juntar com a outra porção da sonda, que permaneceu em órbita, e fará a viagem de retorno para a Terra.

Esta será a sexta missão do programa Chang’e. O primeiro pouso lunar aconteceu na terceira missão, enquanto a sonda enviada na quarta missão foi a primeira a pousar no lado oculto da Lua. A Chang’e-5 fará a primeira operação de coleta de rochas lunares nas últimas quatro décadas. De acordo com CNSA, a agência espacial chinesa, as rochas irão auxiliar pesquisadores em pesquisas sobre a origem e a evolução da Lua.




  • arrow