Canadá quer enviar robô para a Lua até 2026 | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Canadá quer enviar robô para a Lua até 2026

Nasa recria em 4K imagens da Lua vistas pelos astronautas da Apollo 13. Foto: Reprodução
Nasa recria em 4K imagens da Lua vistas pelos astronautas da Apollo 13. Foto: Reprodução
Canadá quer enviar robô para a Lua até 2026

O Canadá quer levar a sua bandeira até a Lua. Até 2026, o país quer se tornar o segundo das Américas (após os Estados Unidos) a enviar um robô para o satélite natural, anunciou na última quarta-feira (26) o ministro canadense de Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne em entrevista coletiva.

+ GM e Lockheed Martin se unem para projetar carros lunares
+ Facebook e Instagram agora permitem ocultar número de curtidas
+ Cientistas querem eletrocutar nuvens para fazer chover
+ Covid faz FAB repensar planos para o Embraer KC-390

Incialmente, a CSA (Agência Espacial Canadense) selecionará duas empresas para desenvolver propostas para o robô e para os instrumentos científicos para a missão. A missão será feita em parceria com a Nasa, que irá ficar encarregada de levar o equipamento até a Lua.

Enquanto isso, um astronauta canadense participará pela primeira vez de um voo em órbita lunar em 2023, como parte do projeto de construção da futura estação lunar Gateway. Em troca de sua contribuição para o projeto da Estação Gateway, o Canadá garantiu dois lugares em missões tripuladas no espaço profundo, um deles a missão lunar Artemis II em 2023.

De acordo com o governo canadense, o mercado espacial deve triplicar no mundo nos próximos 20 anos. Atualmente, o país tem uma participação de apenas 1,3% neste segmento, sendo que boa parte dessa receita é gerada por empresas de pequeno e médio porte.




  • arrow