Black Friday 2021: veja dicas do Procon-SP para evitar problemas | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Black Friday 2021: veja dicas do Procon-SP para evitar problemas

Black Friday: veja as dicas para não ser enganado
Black Friday: veja as dicas para não ser enganado
Black Friday 2021: veja dicas do Procon-SP para evitar problemas

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (26) e o Procon-SP dá algumas dicas a fim de que a data seja bem aproveitada e não se transforme em um problema.

+ theHunter: Call of the Wild é o game grátis da Epic Games Store
+ Dicionário Collins elege “NFT” como a palavra do ano
+ CoronaVac: dose de reforço aumenta mais de 12 vezes o nível de anticorpos

O consumidor deve estar alerta para a existência de empresas fantasmas que criam sites falsos e oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser sempre checados antes de qualquer compra ou contratação.

Conferir o endereço no Google Maps e observar se a empresa tem como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade; consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se a empresa foi criada há poucos dias são medidas importantes.

Antes de realizar uma compra online é recomendável também consultar a lista de sites de empresas que são más fornecedoras; a lista “Evite esses Sites” é disponibilizada no site do Procon-SP.

Boletos Falsos e Pix

É fundamental ter muito cuidado com boletos falsos; o consumidor deve ler o boleto com cuidado e conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc.

Caso o consumidor caia nesse golpe, pode procurar o Procon-SP, ou o Procon de sua cidade, para que o órgão de defesa tente intermediar uma solução com o banco.

Outro ponto a ser observado é quanto ao pagamento via Pix – o consumidor deve se assegurar quanto ao destinatário do pagamento, já que esse meio não possibilita estorno de valores.

Pesquisa de preços

É importante fazer uma pesquisa de preços, evitando comprar no primeiro local e comparando os valores em diferentes fornecedores.

Verificar o preço total, incluindo todas as despesas, como preço de frete, eventuais despesas contratuais e, no caso de compras a prazo, o valor das prestações, os juros etc. também são medidas necessárias.

O Procon-SP recomenda que o consumidor faça uma lista do que pretende comprar, elegendo um limite de gastos para que o orçamento não fique prejudicado ao final da Black Friday.




  • arrow