AX-1 será a primeira missão privada para a ISS; veja o lançamento ao vivo | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

AX-1 será a primeira missão privada para a ISS; veja o lançamento ao vivo

AX-1 será a primeira missão privada para a ISS; veja o lançamento
AX-1 será a primeira missão privada para a ISS; veja o lançamento
AX-1 será a primeira missão privada para a ISS; veja o lançamento

Está programado para esta sexta-feira (8), às 12h17 (hora de Brasília), o lançamento da missão espacial da Axiom, a Ax-1. A primeira composta por uma tripulação sem ligações com as agências espaciais do mundo.

+ Astronauta Mark Vande Hei bate recorde da Nasa no espaço
+ Fotografia mostra a ISS em órbita sobre a Terra durante a noite
+ Trio russo chega à ISS para gravar primeiro filme no espaço

Um foguete Falcon 9 da SpaceX será responsável ao espaço por levar os quatro tripulantes civis. O comandante da missão é o ex-astronauta da Nasa e funcionário da Axiom Michael López-Alegría, que será acompanhado por três clientes pagantes: o americano Larry Connor, o israelense Eytan Stibbe e o canadense Mark Pathy. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada a seguir.

Os civis vão se reunir à atual tripulação da ISS, composta pelos astronautas da Nasa Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, o alemão Matthias Maurer, da ESA (Agência Espacial Europeia) e os cosmonautas russos Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev.

O lançamento será realizado do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, Em caso de contratempo ou por conta das condições climáticas, a próxima janela de lançamento está marcada para este sábado (9), às 11h54. Com duração de 10 dias, a missão prevê que esses astronautas civis – ainda que pagantes – participem de projetos educacionais e científicos no espaço.




  • arrow