Australianos usarão drones para prevenir ataques de tubarão | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Australianos usarão drones para prevenir ataques de tubarão


Foram registrados 26 ataques de tubarão na Austrália em 2016

Pesquisadores australianos estão buscando uma maneira de reduzir o número de ataques de tubarões na costa de seu país com o auxílio da tecnologia. A ideia é usar drones para detectar sua presença em áreas com banhistas para emitir um alerta.

Leia mais:
Eclipse solar derrubou audiência da Netflix em 10% nos EUA
+ Nikon recebe pedido incomum da Nasa; veja qual foi

Battlegrounds: game supera número de jogadores simultâneos de Dota 2

A medida partiu de uma parceria entre A The Little Ripper Group, uma empresa privada, e especialistas da University of Technology Sydneys School of Software. Os pesquisadores estão trabalhando em uma maneira de criar um algoritmo capaz de identificar os tubarões – e outros animais marítimos – apenas com as câmeras dos drones.

“Esse sistema autônomo de detecção e identificação de tubarões e vida marítima foi desenvolvido com o que há de mais novo em processamento de imagem”, disse o professor Michael Blumenstein, diretor da área de Engenharia e TI da escola.

O algoritmo irá analisar em tempo real os vídeos capturados ao vivo pelos drones e detectar o movimento dos animais com até 90% de precisão. Os drones da Little Ripper podem voar por até uma hora apenas com uma bateria e conta com uma câmera termal estabilizada e zoom ótico.

“Este sistema fará com que a recreação nas praias seja muito mais segura com uma expectativa real de salvar vidas”, disse Eddie Bennet, CEO da Little Ripper. Entre os 26 ataques registrados na Austrália em 2016, dois foram fatais.

Banhistas e surfistas das praias de New South Wales e Queensland podem esperar para ver drones em ação já no mês de setembro.

Curta nossa página no Facebook

  • arrow