Astronautas fazem pesquisa arqueológica na ISS; entenda | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Astronautas fazem pesquisa arqueológica na ISS; entenda

Rússia divulga vídeo que mostra o módulo russo se separando da ISS. Foto: Reprodução Twitter
Bactérias podem viver até três anos no espaço
Astronautas fazem pesquisa arqueológica na ISS; entenda

Os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) iniciaram neste mês de janeiro o primeiro experimento arqueológico feito no espaço.

+ Twitter ganha ferramenta de denúncia de fake news
+ Microsoft anuncia aquisição da Activision Blizzard
+ Doodle do Google ressalta importância de máscaras e vacinação contra a covid-19

O projeto, conhecido pela sigla em inglês ISSAP (Projeto Arqueológico da Estação Espacial Internacional) é um trabalho internacional encabeçado pelos pesquisadores Justin Walsh (Universidade Chapman, nos Estados Unidos) e Alice Gorman (Universidade Flinders, Austrália).

O objetivo do trabalho é avaliar as mudanças sofridas por um ambiente espacial durante missões de longa duração. Para isso, os astronautas irão usar técnicas semelhantes a aquelas empregadas na arqueologia na superfície do planeta.

Mas no lugar de escavar para encontrar pistas dessas mudanças, os astronautas vão documentar por meio de fotografias diárias, durante 60 dias, as mudanças sofridas por pontos específicos da ISS.

Para isso, foram definidas áreas de um metro quadrado para esses registros, que incluem estações de trabalho, áreas de armazenamento e preparação de alimentos e até a área usada para a higiene pessoal os astronautas.




  • arrow