Asteroide próximo à Terra pode ser fragmento da Lua | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Asteroide próximo à Terra pode ser fragmento da Lua

Estudante brasileira descobre asteroide
Estudante brasileira descobre asteroide
Asteroide próximo à Terra pode ser fragmento da Lua

Uma equipe de astrônomos liderados pela Universidade do Arizona (EUA) acreditam que um asteroide próximo à Terra chamado Kamo’oalewa pode ser um fragmento de nossa Lua.

+ Astronautas da ISS vão fazer caminhada especial para reparar dano
+ Júlia Sampaio: conheça a influenciadora considerada um fenômeno nas redes sociais
+ Missão Crew-3 chega na Estação Espacial Internacional

O estudo foi divulgado pela publicação Nature Communications Earth and Environment. Kamo’oalewa é um quase satélite – uma subcategoria de asteroides próximos à Terra que orbitam o Sol, mas permanecem relativamente próximos ao nosso planeta.

Kamo’oalewa foi descoberto pelo telescópio PanSTARRS no Havaí em 2016, e o nome – encontrado em um canto da criação havaiano – alude a uma prole que viaja por conta própria. O asteroide tem aproximadamente o tamanho de uma roda-gigante (entre 45 e 58 metros de diâmetro) e chega a cerca de 14,5 milhões de quilômetros da Terra.

A órbita de Kamo’oalewa é outra pista de suas origens lunares. Ela é semelhante à da Terra, mas com menor inclinação. Sua órbita também não é típica dos asteroides próximos à Terra, de acordo com a coautora do estudo Renu Malhotra, professora de ciências planetárias da Universidade do Arizona que liderou a parte de análise da órbita do estudo.

A equipe ainda não tem certeza de como ele se soltou. A razão, em parte, é porque não existem outros asteroides conhecidos com origens lunares.




  • arrow