Após disputa com Epic Games, Apple remove Fortnite da App Store | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Após disputa com Epic Games, Apple remove Fortnite da App Store

Um dos games mais populares da atualidade, o Fortnite foi banido ontem da App Store. A medida da Apple veio logo após a Epic Games, produtora do Fortnite, criar um ‘atalho’ para que os usuários comprassem créditos do game com desconto “por fora” da App Store. Com isso, a Epic essencialmente cortou a comissão de 30% que a Apple recebe por compras na App Store. Em comunicado, a Apple classificou a atitude da Epic de “medida infeliz” e novamente enfatizou as regras da App Store.

A Epic, que certamente já previa uma reação da Apple, parece pronta para a briga. Uma hora após a remoção do Fornite, a empresa entrou com um processo contra a Apple em um tribunal da Califórnia (as 61 páginas as ação aparentemente já estavam prontinhas). Na ação, a Epic acusa a Apple de práticas anticompetitivas e diz que “a Apple se tornou tudo o que combatia: o colosso que quer controlar os mercados, bloquear a competição e impedir a inovação.” A empresa de games chegou até a fazer uma paródia do clássico anúncio publicitário de 1984 da Apple, com personagens de Fortnite.

Vale lembrar que o controle da Apple sobre a App Store foi um dos temas do depoimento de Tim Cook ao Congresso dos EUA há algumas semanas. Spotify e Telegram são apenas algumas entre várias empresas que já protestaram formalmente contra as regras.

Google na dele

Vale ressaltar que a Epic também contornou a loja do Google, de forma similar à App Store. No entanto, até o fechamento desta matéria, o Fortnite continuava na Play Store.




  • arrow