Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos

Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos. Foto: Pixabay
Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos. Foto: Pixabay
Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos. Foto: Pixabay

A Delegacia da Receita Federal em Natal, divulgou nesta terça-feira (17) um alerta sobre um novo golpe pelo correio que está usando o nome da instituição.

+ Google vai acabar com app do Android Auto para smartphones
+ Robô Curiosity faz foto panorâmica da superfície de Marte
+ Duda Reis mostra sua “orelha de elfo” e encanta seguidores
+ Avril Lavigne posta cliques raros de biquíni e encanta os fãs

O golpe funciona assim: ao negociar um empréstimo ou financiamento com uma instituição financeira, a vítima recebe pelo correio uma notificação cobrando o IOF, supostamente emitida pela Receita Federal, alegando que o crédito só será desbloqueado com o pagamento do imposto. A correspondência acompanha dados bancários que permitem a quitação de dívida, bem como uma assinatura falsa atribuída a um funcionário da Receita Federal.

“Trata-se de um golpe, já que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência”, alerta a instituição. O pagamento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), sendo que a cobrança e o recolhimento são feitos exclusivamente pela instituição financeira que concede o crédito.

A Delegacia da Receita Federal em Natal afirma que os responsáveis pelo golpe que se passam por servidores da instituição vão ser investigados e podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade. Além disso, eles terão que responder por danos causados à imagem da instituição e aos servidores que foram envolvidos indevidamente.





  • arrow