Airbus revela projeto de motor elétrico supercondutor para uso em aviões | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Airbus revela projeto de motor elétrico supercondutor para uso em aviões

Airbus apresenta protótipo de avião futurista com uma asa gigante e nenhuma fuselagem separada
Airbus revela projeto de motor elétrico supercondutor para uso em aviões
Airbus revela projeto de motor elétrico supercondutor para uso em aviões

A Airbus apresentou o Ascend, um conceito de motor elétrico supercondutor pensado como um substituto futuro para os motores à reação nas aeronaves de médio e grande porte.

+Youtuber mostra o que acontece ao ligar um Tesla em painéis solares
+Ever Given: navio encalhado no Canal de Suez volta a flutuar
+Limpar a bolinha do mouse? Relembre 15 dramas de quem teve PC nos anos 90

Na comparação com um motor elétrico convencional, um motor elétrico supercondutor pode ser até 3 vezes mais leve do que um equivalente de mesma potência, permitindo assim criar propulsores muito mais potentes e compactos que os atuais, ao mesmo tempo operando em voltagens mais baixas.

Mas exigem arrefecimento muito potente, que no caso do Ascend é baseado em um sistema com hidrogênio líquido em temperaturas criogênicas (-253° C). De acordo com a Airbus, a escolha pelo hidrogênio no lugar do nitrogênio líquido está nas possibilidades oferecidas por este elemento químico, que pode utilizado como combustível em motores a combustão interna (em uma aeronave híbrida) ou como combustível em células de energia.

A expectativa da empresa aeronáutica europeia e criar um protótipo funcional deste motor até 2023, para então iniciar os testes em aeronaves movidas por motores turboélice, turbofan, e equipadas com sistemas híbridos combinando motores elétricos e a combustão.




  • arrow