Agência Espacial Brasileira cria programa para fabricação de satélites | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Agência Espacial Brasileira cria programa para fabricação de satélites

Satélite Amazonia 1 é embarcado nesta terça-feira (22) para a Índia
Satélite Amazonia 1 é embarcado nesta terça-feira (22) para a Índia
Satélite Amazonia 1

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10) a portaria que cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, que prevê a criação e fabricação de 13 satélites.

+ Fatecs abrem inscrições para o vestibular do 2º semestre
+ Configurador da Airbus permite criar interior do seu próprio avião
+ Smartphone se tornou “o lugar onde vivemos”, apontam pesquisadores
+ WhatsApp no computador deve se tornar independente do smartphone

Desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira, o programa prevê uma “constelação de satélites” que ajudarão o Brasil a monitorar clima, a fim de prevenir desastres naturais e aprimorar o processo de agricultura de precisão.

A portaria prevê a criação do chamado Consórcio Catarina, que é o conjunto de entidades que vão atuar nas cooperações e nas atividades do Programa Constelação Catarina, que atenderá prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil nacionais.

Além de apresentar instâncias e organização do Consórcio Catarina, a portaria prevê a criação – e dá as diretrizes de implementação – de um regimento interno ainda a ser lançado. O consórcio terá como membro permanente a Agência Espacial Brasileira. O papel, as atribuições, o perfil de participantes e de clientes do Conselho Catarina e do grupo executivo das instâncias do Consórcio Catarina estão descritos na portaria.




  • arrow