50 novos exoplanetas são confirmados usando nova técnica | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

50 novos exoplanetas são confirmados usando nova técnica

50 novos exoplanetas são confirmados usando nova técnica. Foto: pixabay
50 novos exoplanetas são confirmados usando nova técnica. Foto: pixabay
50 novos exoplanetas são confirmados usando nova técnica. Foto: pixabay

Cientistas da Universidade de Warwick e do Instituto Alan Turing conseguiram confirmar a existência de 50 novos exoplanetas. Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso.

Isso foi possível graças a técnicas de machine learning, usadas pela primeira para a busca de planetas. Os resultados do estudo foram publicados na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

+ Saiba como ver animais pré-históricos em 3D do Google
+ Lenovo traz notebook da Ducati por R$ 9.999
+ Gracyanne Barbosa em frente ao espelho choca fãs com músculos; veja o vídeo
+ Vereador suspeito de atropelar e matar motociclistas recebe liberdade provisória

O algoritmo usado pela equipe conseguiu de diferenciar planetas reais de falsos em amostras de dados compostas por milhares de candidatos. Então, para treiná-lo para reconhecer planetas reais, os pesquisadores utilizaram amostras de planetas confirmados e de falsos positivos da missão do telescópio espacial Kepler. Depois foi utilizado em uma base de dados de candidatos ainda não confirmados, o que resultou nos cinquenta planetas confirmados.

Até então, as técnicas do tipo só haviam selecionado os candidatos, mas ainda não haviam determinado sozinhas a probabilidade de um candidato ser realmente um planeta, com a confirmação os astrônomos vão agora, poder priorizá-los em observações futuras.

Esses cinquenta planetas vão desde astros menores do que a Terra a mundos maiores que Netuno, com órbitas que também variam bastante.




  • arrow