5 tendências de Marketing e Comunicação que todo CMO precisa saber para a Transformação Digital | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

5 tendências de Marketing e Comunicação que todo CMO precisa saber para a Transformação Digital

5 tendências de Marketing e Comunicação que todo CMO precisa saber para a Transformação Digital. Foto: Divulgação
5 tendências de Marketing e Comunicação que todo CMO precisa saber para a Transformação Digital. Foto: Divulgação
5 tendências de Marketing e Comunicação que todo CMO precisa saber para a Transformação Digital. Foto: Divulgação

A transformação digital já é uma necessidade em organizações, aquelas que não a fazem, nesse sentido, correm sérios riscos de desenvolver uma imagem antiquada e um posicionamento marginalizado no mercado.

Para acontecer, entretanto, essa transformação deve passar por todos os setores, que devem utilizar a tecnologia para automatizar tarefas e se concentrar em atividades de alto valor a fim de criar um ambiente colaborativo, onde o foco deve ser o core business do negócio.

Nesse contexto, o departamento de marketing assume um papel chave, visto que, além de transformar a operação, as companhias precisam comunicar ao mercado sua nova maneira de se relacionar com o público. Em outras palavras, pouco adianta levar agilidade e eficiência operacional, se isso não é refletido ao foco principal de qualquer empresa, o consumidor.

De acordo com o Rafael Beraldi, Head de Performance Marketing e Inovação da Agência de Marketing Digital Camelo Digital – “Vivemos diariamente o desafio de ajudar  empresas a pensar seu marketing de maneira estratégica, a fim de se transformar digitalmente. E, nesse cenário, temos um consumidor inteligente que utiliza diversos canais para se comunicar. O centro do negócio é o cliente. Creio que, mais do que nunca, a customização da comunicação deve ser o foco de qualquer departamento de marketing. Para tanto, as tecnologias têm se mostrado grandes aliadas”.

Implantação da cultura data-driven e fim dos “achismos” no marketing 

A capacidade de medir o desempenho das ações foi evoluindo a partir do momento em que mais informações passaram a ser disponibilizadas em tempo real. Nunca se trabalhou com um volume tão grande de dados, e esse cenário, por sua vez, tornou humanamente impossível realizar análises eficientes.

Hoje, tecnologias inteligentes são fundamentais para o diagnóstico de estratégias e tomadas de decisões em todos os departamentos, inclusive o de marketing. A adoção de soluções de business intelligence e big data permite que máquinas cruzem informações em tempo real para entender, de fato, o que se passa com cada público.

Ações omnichannel em toda a jornada do consumidor

Integração é uma das palavras do momento. No atual mercado digital, muito se fala sobre centralizar informações, integrar sistemas, manter a comunicação fluida entre os departamentos e muito mais. Não à toa, entender e aplicar essas tendências são algumas das principais maneiras de se destacar nesse novo cenário.

No marketing, a integração é fundamental para criar consciência sobre a jornada do consumidor que, por mais que seja graficamente representada por um funil, está bem longe de ser linear. Integrar todas as campanhas é o primeiro passo para mover o público ao longo do funil de vendas.

Na prática, veicular um anúncio específico ao consumidor que leu determinado conteúdo é um ótima maneira de manter-se coerente e relevante em suas estratégias omnichannel. A mesma coisa também vale entre as ações digitais e offline. Grandes e-commerces, por exemplo, têm notado essa tendência e pensado em maneiras de conectar a facilidade da loja virtual com a experiência do ambiente físico.

Departamentos integrados como trunfo para criar relacionamentos

Outro ponto de atenção refere-se à integração entre setores, principalmente no que diz respeito a marketing e comercial. Essas são duas áreas que participam do mesmo processo de vendas, porém em etapas diferentes. E, por mais que sejam famosas por viver em conflito, quando atuam em harmonia são capazes de fornecer insights valiosos sobre as principais objeções e pontos de melhoria para cada área.

Nesse sentido, fazer com que ambos compartilhem objetivos em comum e criar processos, a partir de um SLA, são as melhores maneiras de realizar essa integração.

Criatividade para ir além do básico

Por mais que novos meios de comunicação surjam a todo vapor, a essência de se criar uma ação de comunicação eficiente não muda. O que deve mudar com transformação digital é o modo de execução e não propriamente as estratégias em si. Na prática, as tecnologias inteligentes, que vieram para automatizar trabalhos manuais, permitem que profissionais de marketing tenham mais recursos para focar do desenvolvimento de campanhas.

Para Michel Acherboim, CEO da MGA Press, Assessoria de Imprensa

“Atualmente existe um grande alinhamento entre as estratégias de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Link Building. Cada vez mais, as três ações em conjunto fornecem um excelente resultado para o cliente, seja em awareness, fortalecimento de marca e crescimento na busca orgânica”.

Customer-first, o usuário a frente das suas ações

Estratégias customer-first são bem mais antigas que a transformação digital. Na verdade, o objetivo de qualquer departamento de comunicação sempre deveria ter sido esse. O público consumidor é o principal termômetro para medir sucesso de um departamento de marketing. Diante desse novo contexto, porém, ele merece ainda mais atenção.

A personalização é o principal motor da comunicação entre marcas e consumidores. Então, em um contexto, no qual o usuário sempre acaba recebendo mais do mesmo, utilizar a tecnologia a fim de se concentrar em desenvolver uma comunicação criativa e personalizada com o mercado é a maior vantagem competitiva que as companhias podem adquirir nesse momento de transformação digital.

Veja também

+ Grazi Massafera exibe corpão dançando “Macarena” com barriga de fora e short

+ Asteroide do tamanho de um avião 747 passou ‘raspando’ da Terra a 29.376 quilômetros por hora

+ Rolex de ouro bate recorde e é vendido por R$ 8 milhões

+ Samsung lança TV 8K de 292 polegadas, a maior TV do mundo

+ Cientistas localizam o centro do Sistema Solar — e advinhem, não é o Sol

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ Maria Zilda relembra quando soube que Ary Fontoura era gay

+ Uma Harley-Davidson com 360 diamantes e peças banhados a ouro, a moto mais cara do mundo

+ Veja momento em que bola de fogo explode no céu de Tóquio

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • arrow