Uso de um certo emoji pode ter efeito negativo no trabalho; saiba qual é

Cuidado na hora de mandar e-mails formais com emoji

Você usa sempre um emoji na hora de encerrar uma conversa ou dar um “ok” enquanto se comunica com alguém do trabalho? Cuidado com suas escolhas. Pesquisadores da University of Amsterdam, University of Haifa e da Ben-Gurion University se reuniram para mostrar em um estudo que o impacto do uso de alguns emojis pode ser negativo entre seus colegas de trabalho. Em entrevista ao site EurekAlert, eles provaram que o uso do tradicional smiley, o rostinho sorridente, pode fazer com quem trabalhe com você ache-o menos inteligente.

Curta nossa página no Facebook

“Nós descobrimos com fatos que, ao contrário dos sorrisos da vida real, os smileys não aumentam nossa percepção de calor humano, e sim diminuem nossa percepção de competência”, afirmou Ella Glikson, da Ben-Gurion. “Em e-mails de trabalho, um smiley não é um sorriso”, completou.

Caso você busque o efeito de um sorriso com o tradicional emoji, pode estar despertando reações contrárias. Quem recebeu estes ícones, acabou reagindo com tédio.

A pesquisa foi publicada no Social Psychological and Personality Journal e contou com 549 entrevistados de 29 países.

“O estudo analisou que, quando participantes foram pedidos para responder e-mails de maneira formal, suas respostas foram mais detalhadas e com mais conteúdo útil quando não continham um smiley entre o texto”, completou.

Agora já sabemos. O smiley virtual está longe de despertar o mesmo efeito positivo de um efeito de um sorriso pessoal, pelo menos quando tratamos de mensagens profissionais ou recém-conhecidos, segundo o estudo. 🙁

Leia mais:
Gemidão do Zap: saiba quem é a atriz pornô por trás da polêmica voz
Celular cai de avião, sobrevive à queda e confunde senhor
+ WhatsApp ou Facebook? Veja qual é o app mais usado pelos brasileiros

arrow