Caçadores de furacões voam dentro do Irma na Flórida; assista

Vídeos foram feitos durante passagem do furacão pela Flórida, nos EUA

Tente se lembrar da pior turbulência pela qual você já passou em um voo comercial. Nada vai se comparar com as imagens que você verá nos vídeos a seguir captados pelo NOAA Hurricane Hunter, caçadores de furacões especializados em estudar estes fenômenos naturais.

Leia mais:
Samsung quer lançar celular com tela dupla e dobrável em 2018
Facebook quer gastar até R$ 3 bi para produzir programas originais
Coreia do Norte: veja quais aviões EUA e Japão usam para vigiar região

A bordo de um Lockheed WP-3D recheado de sensores e radares para medir as condições climáticas no local, eles despejam cápsulas no ar que são levadas pelos fortes ventos e conseguem coletar dados de tudo o que acontece dentro da área mais intensa do furacão.

São dois aviões, uma apelidado de Kermit e outro de Miss Piggy, ou Caco e Piggy, do programa de TV Muppet Babies. Recentemente, as aeronaves, que voam desde 1975 com NOAA, receberam uma reforma de US$ 35 milhões com novos motores e asas. Afinal de contas, elas já haviam passado mais de 10 mil horas voando por dentro de mais de 80 furacões.

Nos vídeos, é possível ver a concentração dos pilotos e como a nave reagem diante de ventos tão fortes. Do lado de fora, mesmo em grande altitude, também é possível notar como o furacão joga detritos do solo em direção ao ar.

Curta nossa página no Facebook

arrow